Com menta naquele lugar. É bom.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Tem que ter uma mulher ou uma causa pra eu me aventurar.


Nascido no Rio grande do sul, na cidade de Santo Ângelo, aos 14 anos já iniciava suas aventuras jornalísticas em Porto Alegre. Aos 18 foi morar no Rio de janeiro, em 1963 suas colunas já incomodava muita gente. Viajou mundo a fora(tanto exilado, como a trabalho).Dentre suas diversas obras, clássicos, muitos clássicos como "A milésima segunda noite"(2005) e "A acrobata pede desculpas e cai"(1966). Criticou, xingou, elogiou, riu e fez rir milhares de leitores brasileiros, por onde passou, seja em O Globo, Jornal do Brasil,O Pasquim, etc.
Faustin Von Wolffenbüttel, o grande Fausto Wolff. Hoje és tido como mito da literatura subjetiva( e "subversiva").
E pensar que tudo começou quando abri o caderno "B" do Jornal do Brasil alguns anos atrás. A partir dalí não comprei outro jornal. Fausto Wolff era o orgasmo de minha leitura matinal. Até cheguei a recortar e colecionar suas colunas, cada uma mais brilhante que a outra. tornou-se meu ídolo literário( no qual me inspirou a fazer jornalismo).
Autor da frase "Tem que ter uma mulher ou uma causa pra eu me aventurar", Fausto deu entrada no hospital no dia 31 de agosto de 2008(meu aniversário), dia que deixava alí encerrada suas entrelinhas. sempre sem perder o humor e a crítica. Nunca escondeu a posição de esquerda. Fausto veio a falecer 5 dias depois no Rio de janeiro, deixando milhares de orfãos de suas magníficas palavras. Assim deixo aqui meu adeus ao nosso querido Fausto...o Wolff é claro.

2 comentários:

Gabriel Araujo disse...

muito bom mlk
na moral

ta escrevendo como um verdadeiro colunista msm

parabens lek


eheheh

Anônimo disse...

Também to achando que vc psicografa isso de algum jornalista da época em que não se podia escrever nem publicar nda sem ser preso e agora aproveita pra despejar tudo rsrs

Seus textos são realmente bons